Os preços dos combustíveis deverão aumentar na semana que vem, invertendo a tendência das últimas semanas, a julgar pela evolução das cotações nos mercados internacionais durante esta semana.

De acordo com declarações de fonte do setor à TVI24.pt, «esta semana as cotações da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais inverteram a tendência das últimas semanas, e subiram face à cotação média da semana anterior, movimento mais acentuado no gasóleo do que na gasolina».

Como fatores que justificam estes movimentos, os analistas referem «a ameaça de interrupção do fornecimento do crude líbio, o espectável fim do shut down dos EUA e o aumento do risco geopolítico em áfrica e no médio oriente».

Assim, a evolução das cotações em euros permite antecipar uma subida nos preços dos combustíveis, mais acentuada no gasóleo do que na gasolina, de até um cêntimo por litro.

A confirmar-se, esta será a primeira subida depois de cinco descidas consecutivas na gasolina e três no gasóleo.

Ainda assim, o preço do gasóleo está cerca de 3 cêntimos abaixo do que era praticado no início do ano e a gasolina 4 cêntimos abaixo.