Os preços dos combustíveis voltam a subir esta segunda-feira, dada a evolução registada na semana passada nas cotações dos derivados do petróleo.

Espera-se uma subida entre 1,5 e 2 cêntimos por litro no preço dos combustíveis, uma tendência que inverte as descidas de preços registadas na última semana na gasolina e no gasóleo.

«A evolução das cotações foi de subida mais ou menos acentuada, tanto para o gasóleo com o para a gasolina», afirmou fonte do setor à TVI24.pt.

«Uma das razões para esta subida é a crise no Egito. Sempre que há instabilidade em algum país do Médio Oriente, esta tem reflexo inevitável nos preços», explicou.

Outro motivo é a queda do euro face ao dólar. «O agudizar da crise financeira na Europa (em boa parte devido à crise política em Portugal) e a inevitável queda na cotação do euro», acabou por tornar «mais caros estes produtos para os consumidores europeus» . Além disso, «a diminuição da taxa de desemprego nos EUA em junho também contribuiu para reforçar as perspetivas económicas norte-americanas, fazendo subir a cotação do dólar face ao euro».