O Governo decidiu decretar este ano tolerância de ponto no dia 24 de Dezembro, véspera de Natal, como em todos os anos e, à escolha, a gerir pelos serviços, o dia 26, 31 ou o dia 2 de janeiro.

O anúncio foi feito esta quinta-feira por Marques Guedes, no final da conferência de imprensa sobre as conclusões do Conselho de Ministros.

«Haverá dois dias de tolerância de ponto: um será o dia 24, e o outro será, opcionalmente, a gerir pelos serviços, ou o dia 31, ou o dia 02 de janeiro, ou dia 26 de dezembro, que este ano como são sextas-feiras, atendendo a conveniências da própria gestão dos serviços, pode haver um opção», sublinhou o ministro da Presidência no final do Conselho de Ministros.

Há um ano, o Natal e o Ano Novo calharam em quartas-feiras e o Governo decretou tolerância de ponto no dia 24 de dezembro e na tarde de 31 de dezembro, terças-feiras vésperas destes feriados.

No ano anterior, o Natal e o Ano Novo calharam em terças-feiras e o executivo PSD/CDS-PP concedeu tolerância de ponto aos funcionários públicos nos dias 24 e 31 de dezembro, segundas-feiras.

Há três anos, 25 de dezembro de 2011 e 1 de janeiro de 2012 calharam em domingos e o Governo decidiu não dar tolerância de ponto aos funcionários públicos nas vésperas destes feriados nacionais, argumentando que aos sábados, por princípio, não há trabalho na Administração Pública.