A Reserva Federal norte-americana (Fed) anunciou esta quarta-feira que vai manter o programa de compra de ativos, no valor de 85 mil milhões de dólares por mês (64 mil milhões de euros), como estímulo à economia do país.

A entidade revelou também que o crescimento da maior economia do mundo na primeira metade do ano foi «modesto», manifestando preocupações com a taxa de desemprego no país.

Para a Fed, enquanto a taxa se mantiver acima dos 6,5%, os estímulos à economia norte-americana terão de continuar ativos.

As posições da Fed foram reveladas após uma reunião de dois dias tida na terça-feira e hoje pelos responsáveis banco central dos Estados Unidos.

Na nota divulgada após o encontro, a Fed sublinhou que irá manter a sua política monetária «durante um tempo considerável» até que seja «fortalecida» a recuperação económica dos Estados Unidos.

Mais: a Fed manteve inalteradas ainda as taxas de juro num intervalo entre os 0 e 0,25% e anunciou que se vão manter baixas, face ao crescimento «moderado» e enquanto a taxa de desemprego for elevada.

A Fed anunciou que a política monetária de juros baixos é adequada enquanto a taxa de desemprego se mantiver acima dos 6,5%.

As decisões da Fed foram reveladas pelos responsáveis do banco central dos Estados Unidos após uma reunião de dois dias, realizada entre terça-feira e hoje.