A companhia aérea brasileira Azul lança a 4 de maio o seu primeiro voo regular para a Europa. Três frequências semanais vão ligar São Paulo (aeroporto de Campinas) a Lisboa, avança a agência Reuters. A rota será assegurada por um Airbus A330.

"O desembarque da companhia na Europa faz parte de um planeamento estratégico – a empresa será a única aérea de bandeira brasileira a ter voos sem escalas para Portugal", disse a Azul em comunicado.

O lançamento das ligações entre São Paulo e Lisboa está  dependente das autorizações das autoridades aeroportuárias portuguesas e brasileiras. 

A companhia Azul tem uma operação essencialmente doméstica, com apenas três rotas internacionais, ligando o Brasil a Miami e a Orlando, nos Estados Unidos, e à Caiena, na Guiana Francesa, mas chegou a ter planos para voar para Nova Iorque, que foram adiados devido à queda do real face ao dólar.

O mesmo comunicado refere que a Azul conta com o acordo de 'code chare' assinado com a TAP, tem como accionista David Neeleman, que detém atualmente a empresa, para garantir ligações para mais de 80 destinos em 35 países.