A multinacional Bosch e a Universidade do Minho vão dar início ao recrutamento de 35 engenheiros e 59 bolseiros no âmbito da parceria estabelecida entre ambas em 2012, que define um investimento de 19 milhões de euros até 2015.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Bosch Bosch Car Multimedia Portugal, em Braga, lembra que a referida parceria «tem como objetivo a investigação e desenvolvimento (I&D) de soluções multimédia avançadas para a indústria automóvel e potenciar a cultura de inovação exportada pelo grupo a partir de Portugal para todo o mundo».

Considerado pelo Governo português como sendo de interesse estratégico nacional, O projeto de I&D será financiado através do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).

«A Bosch tem investido no desenvolvimento e produção de tecnologia e soluções inovadoras em Portugal porque acredita nas potencialidades do país. Portugal é uma localização importante para as operações da Bosch a nível global e este projeto conjunto com a Universidade do Minho vem corroborar esta importância. As instalações da Bosch em Braga são altamente competitivas em termos de qualidade e produtividade na Europa», explica Sven Ost, Administrador Técnico da Bosch em Braga.

Do lado da Universidade do Minho, o reitor António Cunha destaca que «este é um dos maiores e mais ambiciosos projetos de investigação e desenvolvimento tecnológico realizados em Portugal».

Segundo António Cunha, o objetivo é o «desenvolvimento de produtos e soluções que abrirão novas perspetivas à mobilidade automóvel, revolucionando a relação entre o condutor, passageiros e veículo».

O projeto, esclarece o comunicado, «traz ainda a necessidade de reforçar as capacidades das instituições envolvidas para garantir o sucesso desta parceria estratégica» pelo que, adianta, «a Bosch e a Universidade do Minho vão dar início ao recrutamento de 35 engenheiros e 59 bolseiros no âmbito da parceria estabelecida entre ambas».

A empresa explana ainda que no âmbito do investimento em inovação e tecnologia da Bosch em Portugal, no último ano, o grupo «investiu fortemente na modernização das suas infraestruturas de produção e I&D, não só para levar a cabo os projetos supra mencionados, mas também para receber novos projetos de tecnologia de ponta nomeadamente na área de multimédia automóvel».

Para o administrador comercial da marca em Braga este investimento, de 19 milhões de euros até 2015, tem ainda uma outra função. «Damos uma resposta altamente competitiva às necessidades atuais e futuras do mercado e dos consumidores em todo o mundo», acrescentou Johannes Sommerhäuser.