Vinte e cinco bancos europeus terão chumbado os testes de stress do Banco Central Europeu (BCE), de acordo com um documento preliminar a que a agência financeira Bloomberg teve acesso.

De acordo com a agência, dos 130 bancos avaliados, há 105 que deverão ter passado nos testes que avaliam o cumprimento de requisitos mínimos para serem considerados sólidos e cujos resultados serão conhecidos no domingo.

Segundo a Lusa, a Bloomberg avança ainda, citando uma fonte próxima do processo, que das 25 instituições que terão chumbado a avaliação, 15 já terão conseguido reforçar os fundos próprios em 2014, mas 10 enfrentam ainda essa necessidade.

A ministra de Estado e das Finanças afirmou esta sexta-feira que o Governo português está tranquilo com a situação dos bancos portugueses e confiante relativamente aos testes de stress à Caixa Geral de Depósitos, BPI e BCP.

«O Governo está confiante e tranquilo relativamente ao resultado destes testes que serão divulgados no domingo», declarou Maria Luís Albuquerque aos jornalistas, considerando que os três bancos envolvidos neste exercício «têm feito um trabalho muito consistente, com grandes progressos, muito significativos, em 2014».