O grupo Volkswagen não recebeu luz verde das autoridades norte-americanas para vender os seus modelos 2016 de viaturas a diesel naquele país, indicou esta sexta-feira a Agência Ambiental dos Estados Unidos (EPA).

“A Volkswagen não recebeu o certificado de conformidade da EPA (…) para os modelos de 2016 dos seus veículos diesel quatro cilindradas”, declarou Christopher Grundler, um dos responsáveis da agência governamental que entrega as autorizações de comercialização nos Estados Unidos.

Os reguladores “não estão ainda convencidos que os dados e os elementos fornecidos pela Volkswagen estabelecem que os seus veículos respeitarão as normas exigidas”, disse o responsável, citado pela agência France Presse.

A fabricante alemã Volkswagen revelou esta terça-feira que cerca de 11 milhões de carros são suspeitos de estarem envolvidos no escândalo da manipulação de dados sobre emissões. O presidente executivo da Volkswagen, Martin Winterkorn demitiu-se um dia depois.

Esta sexta-feira a administração confirmou que Matthias Müller, que até agora era CEO da Porsche, será o novo presidente executivo do grupo.