A partir de agora ficar alojado através da plataforma Airbnb abre a possibilidade à opção de pagamento faseado da estada.

A empresa criou a  “Funcionalidade de Pagamento Inicial Menor”, que permite aos utilizadores liquidarem o valor da sua reserva em dois pagamentos. “Os hóspedes podem agora pagar uma parte do valor total no dia em que fizerem a reserva, por meio de confirmação, pagando o valor restante quando a data de chegada estiver próxima”, anunciou em comunicado.

Até agora, ao fazer uma reserva através da Airbnb era necessário efetuar o pagamento integral da estada para completar a reserva.

Segundo a empresa “esta nova opção da plataforma oferece maior flexibilidade de pagamento, permitindo aos viajantes efetuar as reservas antecipadamente sem os constrangimentos de não conseguir fazer o pagamento integral nesse momento.”

Durante o período de testes da nova opção, a plataforma detetou que 40% dos hóspedes optaram pelo pagamento fracionado e acabaram por fazer reservas de maior valor.

Uma novidade que surge após o lançamento em novembro da opção de pagamentos separados para grupos, o que permite dividir o pagamento da reserva entre amigos ou familiares.

Para usar esta opção os utilizadores deverão fazer um gasto total de, pelo menos, 250 dólares (cerca de 217 euros) numa casa anunciada através do Airbnb, e a reserva deve ser feita, pelo menos, 14 dias antes do dia da chegada, entre outros requisitos.

Uma vez que as políticas de cancelamento variam de acordo com o anfitrião, a data de pagamento final será diferente para cada reserva, mas será claramente indicado no email de confirmação recebida pelo hóspede", acrescenta o comunicado da plataforma.

Esta nova funcionalidade de pagamento está disponível a partir de hoje no Airbnb através de todas as plataformas: iOS, Android, browser móvel e computador.