O Porto de Leixões é um dos 125 maiores portos do mundo em movimentação de contentores e um dos 25 maiores da Europa, segundo um 'ranking' publicado por uma revista especializada e divulgado esta terça-feira.

De acordo com a revista espanhola Transporte XXI, os 632.574 TEU ('twenty foot equivalent united'- unidade de medida de um contentor) movimentados em 2012 fazem de Leixões o único porto português a figurar neste 'ranking' mundial.

Em comunicado, a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) destaca que estes resultados fazem ainda de Leixões «o porto nacional que maior índice de crescimento conseguiu».

O porto nortenho é, também, «um dos principais na movimentação deste tipo de carga» entre os congéneres da Península Ibérica, «ocupando o 5.º lugar, apenas antecedido dos portos de Valencia, Baía de Algeciras, Barcelona e Las Palmas».

Para a APDL, esta posição «ganha ainda maior relevância no contexto ibérico» tendo em conta que «os valores do Porto de Leixões resultam essencialmente de exportações e importações, enquanto os valores dos portos espanhóis são alcançados sobretudo através de contentores em trânsito (60%)».

Já este ano, no primeiro semestre, o Porto de Leixões voltou a alancar um valor recorde de 8,5 milhões de toneladas de mercadorias movimentadas, mais 2% do que no mesmo período do ano passado e com destaque para o crescimento em TEU, de 5%, registado no período.

Segundo o 'ranking' da Transporte XXI, a lista dos maiores portos mundiais é liderada pelos portos de Xangai (China), Singapura e Hong Kong (China).