Uma parceria entre a Uber e o grupo Airbus vai permitir que os clientes da empresa americana façam viagens de helicóptero. O projeto foi anunciado este domingo pelo presidente da companhia aérea, Tom Enders.

“É um projeto piloto, vamos ver até onde é que ele vai, mas é muito emocionante”, disse Tom Enders em entrevista ao The Wall Street Journal.

O acordo vai permitir à Uber Technologies Inc. utilizar helicópteros H125 e H130 para viagens pré-reservadas pelos seus clientes através de uma aplicação de smarthphone. Recentemente, a empresa americana expandiu as suas ofertas, para incorporar outras formas de transporte, incluindo riquixós - veículos de três rodas - na Índia e barcos na Túrquia.

A Uber já testou o serviço com helicópteros entre Manhattan e Hamptons, em 2013, no Festival de Cannes, em maio, no Bonnaroo Music and Arts Festival, em junho e as viagens terão custado várias milhares de dólares.

A parceria surge na sequência da unidade Airbus Group Ventures, recentemente criada, e que em 2015 estabeleceu um fundo de 150 milhões de dólares (cerca de 138 milhões de euros), em Silicon Valley, para investir em equipamentos tecnológicos.

O presidente da Airbus anunciou ainda que o projeto vai ser lançado esta semana, no Sundance Film  Festival, em Utah, mas não foram avançados detalhes financeiros do acordo.