Os técnicos da missão da troika chegam a Lisboa na próxima terça-feira, a 22 de abril, para a última avaliação regular ao programa de resgate financeiro de Portugal, anunciou hoje a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque.

A governante, que falava na conferência de imprensa após a reunião extraordinária do Conselho de Ministros de hoje, afirmou que a 12.ª avaliação ao Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF), a última do período do resgate, «começa no dia 22 de abril».

A 11.ª avaliação, cuja missão em Lisboa terminou em fevereiro, ainda não foi formalmente concluída, faltando a aprovação do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da Comissão Europeia.

O board (administração) do FMI reúne-se esta quinta-feira para debater a 11.ª avaliação ao programa, cuja conclusão estava dependente da apresentação das medidas de consolidação orçamental para 2015.

A reunião extraordinária de hoje serviu para os ministros fecharem as medidas para o ano de 2015, que o Governo tem que entregar aos credores internacionais para fecharem formalmente a 11.ª avaliação ao Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF).

Para 2015, a meta do défice acordada entre o Governo e a troika mantém-se nos 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB).