A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) registou hoje a Oferta Pública de Aquisição (OPA) do Montepio Geral Associação Mutualista sobre as unidades de participação da Caixa Económica Montepio Geral, que vai decorrer até 8 de setembro.

Num comunicado, conselho de administração do regulador refere que "deliberou registar a OPA, geral e voluntária, anunciada preliminarmente pela Montepio Geral Associação Mutualista, no dia 4 de julho de 2017, sobre as unidades de participação representativas do fundo de participação da Caixa Económica Montepio Geral", com uma contrapartida oferecida de um euro.

Esta oferta vai decorrer entre as 08:30 de segunda-feira da próxima semana e as 15:30 do dia 8 de setembro, "podendo as respetivas ordens de venda ser recebidas até ao termo deste prazo".

A Associação Mutualista quer tirar do mercado as unidades de participação. Um dos objetivos, acreditam os analistas, é preparar a entrada de outro tipo de futuros acionistas no capital da Caixa Económica Montepio Geral, como a Santa Casa da Misericórdia.

No início de julho, imediatamente após o anúncio da oferta, os títulos do Montepio dispararam 99,2% para 0,99 euros. Um valor próximo do máximo de 1,01 euros a que contavam em dezembro de 2013, quando foram colocados à cotação.