logotipo tvi24

Bruxelas multa Microsoft em 561 milhões

Tecnológica pede desculpas e assume «total responsabilidade»

Por: tvi24 / CPS    |   2013-03-06 15:57

O grupo informático norte-americano Microsoft assumiu a «total responsabilidade» pelo erro técnico que originou uma multa imposta esta quarta-feira pela Comissão Europeia, no valor de 561 milhões de euros.

«Assumimos a total responsabilidade pelo erro técnico que provocou este problema e pedimos desculpas», indicou a empresa, numa declaração citada pela agência noticiosa francesa AFP.

Na mesma declaração, a Microsoft prometeu «evitar que este erro, ou qualquer coisa semelhante, possa ocorrer no futuro».

A Comissão Europeia anunciou hoje que impôs uma multa de 561 milhões de euros à Microsoft, devido ao facto de a empresa não permitir aos utilizadores a possibilidade de escolherem o navegador de Internet numa versão do Windows 7.

A «Comissão Barroso» considerou que a Microsoft não disponibilizou aos clientes a possibilidade de escolherem o navegador no Windows 7 Service Pack 1, entre maio de 2011 e julho de 2012, o que empresa norte-americana reconheceu.

Num comunicado, Bruxelas afirmou que a Microsoft não cumpriu os compromissos assumidos com as instituições europeias em 2009, no quais se comprometeu a disponibilizar no seu sistema operativo um ecrã que permitisse escolher um navegador de Internet diferente do seu (Internet Explorer) até 2014.

Segundo Bruxelas, 15 milhões de utilizadores na União Europeia (UE) ficaram impossibilitados de escolher o seu navegador, entre maio de 2011 e julho de 2012.

Para definir o valor da multa, a Comissão Europeia afirmou que teve em conta a «gravidade e a duração da infração», tendo a cooperação da Microsoft com a Comissão Europeia sido uma atenuante.

O gigante informático norte-americano já tinha sido multado por Bruxelas em outras duas ocasiões, em 2012 e 2007.

Partilhar

«Despesa primária foi reduzida em mais de 6 mil milhões»
O ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional recusou que o Estado apenas tenha reduzido a despesa em salários e pensões
BPI leva multa de 95 mil euros
Regulador financeiro dos EUA diz que banco violou mecanismos internos de controlo de lavagem de dinheiro. «Teve bastantes avisos; não há desculpa»
Nazaré em aperto pede 11 milhões ao Governo
Dívida da câmara ultrapassa 40 milhões de euros. Município é um dos 19 obrigados a aderir ao novo mecanismo de regularização financeira
EM MANCHETE
Estado Islâmico mostra decapitação de outro jornalista
No vídeo que mostra a execução de Steven Sotloff, o homem mascarado ameaça ainda o refém britânico David Haines
Reposição dos cortes salariais aprovada no Parlamento
Rui Tavares quer a esquerda a governar «junta»