“Que o dia quatro de maio esteja contigo”. É uma expressão que pode não fazer muito sentido em português, porém, dita no original inglês,“May the fourth be with you”, a semelhança sonora a “May The Force Be With You” ("que a força esteja contigo") deu origem ao “dia de Star Wars”, data em que os fãs mostram a sua devoção para com a saga criada por George Lucas.

A data de aniversário da estreia do primeiro filme da saga é só a 25 de maio, mas o trocadilho com uma das frases mais icónicas dos filmes faz com que os fãs ignorem esse facto.

Segundo o site oficial de Star Wars, a frase terá sido usada pela primeira vez em 1979, quando Margaret Tatcher se tornou primeira-ministra do Reino Unido. O “dia de Star Wars”, porém, é bem mais recente, tendo começado já nos anos 2000, popularizado pela internet.

Um pouco por todo o mundo, neste dia, milhares de pessoas vestem-se como os seus personagens preferidos da série, reveem os filmes, mostrando a sua devoção para com a saga da Guerra das Estrelas. Os revendedores de produtos ligados à saga costumam oferecer descontos neste dia, e alguns cinemas reexibem os filmes.

As redes sociais, no entanto, são as plataformas prediletas dos fãs para assinalar a data. No Twitter e Facebook são publicadas e partilhadas milhares de fotografias e vídeos de alguma forma ligadas aos filmes.

 

 

 

 

Nem o então pré-candidato republicano, John Kasich, deixou passar a data em branco.

 

O novo filme da série, Episódio VIII, tem estreia prevista para dezembro de 2017.