A lista dos nomeados aos Globos de Ouro de 2016 foi divulgada esta quinta-feira.Os Globos distinguem os melhores filmes do ano e é, como se sabe, uma espécie de antevisão para os Óscares. O destaque vai para "Carol" que lidera a corrida com cinco nomeações.

Entre os nomeados para Melhor Filme Drama estão "Carol", "Spotlight" e "The Revenant". A maior surpresa será a ausência de "Trumbo" nesta categoria. O filme lidera a lista dos prémios  Screen Actors Guild, mas, apesar de ver Bryan Cranston nos nomeados, falhou a principal nomeação aos Globos.

"The Revenant" valeu a Leonardo DiCaprio a nomeação para melhor Ator de Drama. DiCaprio já ganhou dois Globos de Ouro, o último o ano passado como Melhor Ator em Comédia ou Musical por "O Lobo de Wall Street" (o primeiro por "O Aviador"), e o seu papel em "The Revenant" tem sido muito elogiado pela crítica, pelo que parece partir como favorito. Mas a corrida não será fácil, com tanta concorrência de peso.

Eddie Redmayne, que ganhou o Globo de Melhor Ator de Drama do ano passado e que venceu o Óscar de Melhor Ator por "A Teoria de Tudo", repete agora a nomeação de Melhor Ator de Drama com "The Danish Girl". Também Michael Fassbender pelo seu desempenho como o fundador da Apple, Steve Jobs, e Bryan Cranston por "Trumbo" estão nomeados na mesma categoria.

Na categoria de Melhor Atriz de Drama há duas nomeadas pelo filme "Carol": Cate Blanchett, que parte como favorita, e Rooney Mara. Brie Larson por “Room”, Saoirse Ronan com “Brooklyn” e Alicia Vikander por “The Danish Girl” completam a lista de nomeadas.

Já na categoria de Melhor Filme de Comédia ou Musical “Joy”, “Trainwreck", "The Big Short", "Spy" e "The Martian" são os escolhidos para a corrida ao prémio.

"The Martian" valeu ao seu ator principal, Matt Damon, a nomeação para Melhor Ator de Comédia ou Musical e "The Big Short" tem dois nomeados nesta categoria - Steve Carell e Christian Bale.

Quanto às Melhores Atrizes de Comédia ou Musical Jennifer Lawrence por "Joy" e Amy Shumer por "Trainwreck" são duas das nomeadas.

Mas nem só de cinema vive os Globos. Também os melhores produtos televisivos são distinguidos anualmente nestes prémios. Este ano as nomeações para Melhor Série de Drama foram para "Empire", "Mr. Robot", "Narcos, "Outlander" e para o fenómeno "Game of Thrones". Já para Melhor Série de Comédia ou Musical concorrem "Casual", "Mozart in the Jungle", "Orange Is the New Black", "Silicon Valley", "Transparent" e "Veep".

As nomeações para as 25 categorias foram anunciadas esta quinta-feira pelas atrizes Angela Bassett, America Ferrera, Chloë Grace Moretz e pelo ator Dennis Quaid.

A cerimónia está marcada para dia 10 de janeiro e terá como grande anfitrião o humorista britânico Ricky Gervais que, assim, apresentará os Globos pela quarta vez, depois de o ter feito em 2009, 2010 e 2011. 
 

Confira os principais nomeados aos Globos de Ouro de 2016:


Melhor Filme Drama
“Spotlight”
“Carol”
“The Revenant”
“Mad Max: Fury Road”
“Room”

Melhor Filme Comédia ou Musical
“Joy”
“The Martian”
“Trainwreck”
“The Big Short”
“Spy”

Melhor Ator Drama
Leonardo DiCaprio, “The Revenant”
Eddie Redmayne, “The Danish Girl”
Michael Fassbender, “Steve Jobs”
Will Smith, “Concussion”
Bryan Cranston, “Trumbo”

Melhor Ator Comédia ou Musical
Matt Damon, “The Martian”
Steve Carell, “The Big Short”
Al Pacino, “Danny Collins”
Mark Ruffalo, “Infinitely Polar Bear”
Christian Bale, “The Big Short”

Melhor Atriz Drama
Brie Larson, “Room”
Saoirse Ronan, “Brooklyn”
Cate Blanchett, “Carol”
Alicia Vikander, “The Danish Girl”
Rooney Mara, “Carol”

Melhor Atriz Comédia ou Musical
Jennifer Lawrence, “Joy”
Amy Schumer, “Trainwreck”
Lily Tomlin, “Grandma”
Melissa McCarthy, “Spy”
Maggie Smith, “The Lady in the Van”

Melhor Série de Drama
"Empire"
"Game of Thrones"
"Mr. Robot"
"Narcos"
"Outlander"

Melhor Série de Comédia ou Musical
"Casual" 
"Mozart in the Jungle" 
"Orange Is the New Black" 
"Silicon Valley" 
"Transparent"
"Veep"