Michael Cimino, realizador do filme O Caçador, morreu este sábado, aos 77 anos, de acordo com a publicação feita na rede social Twitter por Thierry Fremaux, diretor do Festival de Cannes:  “Michael Cimino morreu, em paz, rodeado dos seus e das mulheres que amava. Nós também o amávamos.”  

O realizador ganhou, em 1979, o Óscar de Melhor Filme e de Melhor Realizador com a obra O Caçador, um drama à volta da guerra do Vietname. O filme contava com Robert DeNiro, Christopher Walken e John Cazale para dar vida às personagens principais.

Michael Cimino gostava de filmar em locais verdadeiros em vez de utilizar cenários, convicto de que quanto mais real fosse a experiência dos atores melhor seria a sua performance

Cimino levou à falência o estúdio da United Artists com o filme As Portas do Céu (Heaven's Gate, 1980), o seu filme "maldito", uma das longas metragens mais caras da história do cinema e um dos maiores fracassos de bilheteira. O estrondo financeiro causado foi de tal ordem que a expressão "Heaven's Gate" passou a fazer parte do jargão do cinema para caracterizar produções que ficam fora de controlo em termos de orçamento.

Michael Cimino não realizou, por isso, mais de oito filmes e só aqueles dois é que ficaram para a história.