“Spotlight” foi considerado pelos críticos o filme do ano. O filme, um dos mais elogiados pela crítica, foi galardoado com três estatuetas na 21ª edição dos Critics’ Choice Awards, cuja gala se realizou este domingo, em Santa Monica, na California: Melhor Filme, Melhor Argumento Original e Melhor Conjunto de Atores.

 

O filme que relata o drama de uma equipa de jornalistas do Boston Globe que investiga o escândalo de pedofilia na Igreja Católica levou a estatueta de melhor filme, mas “Mad Max: Estrada da Fúria” acabou por ser o grande vencedor da noite, ao arrecadar um total de nove troféus. Entre as estatuetas que arrecadou estão a de Melhor Realizador para George Miller e a de Melhor Filme de Ação.

Leonardo DiCaprio repetiu a façanha dos Globos de Ouro e levou para casa o prémio de Melhor Ator. Mas “O Renascido” venceu apenas em duas das nove categorias pelas quais concorria.

 

A cerimónia de entrega dos Critics’ Choice Awards deste ano ficou marcada por alguns momentos inusitados. A atriz Mayim Bialik tropeçou no vestido e caiu quando subia ao palanque onde devia posar com a estatueta que venceu pelo papel na série “The Big Bang Theory”, como Melhor Atriz Secundária numa Série de Comédia.

 

O realizador Adam McKay surpreendeu ao beijar o ator Christian Bale, quando ambos subiram ao palco para receber o prémio de Melhor Comédia, por “The Big Short”. Mas não foi o único homem a beijar Chistian Bale na boca. O ator foi felicitado dessa forma pelo escritor Charles Randolph, depois de vencer o prémio de Melhor Ator de Comédia, pelo seu papel em “The Big Short”. 

 

A subida ao palco de Jacob Tremblay para receber o prémio de Melhor Ator Jovem também provocou algumas gargalhadas na plateia. Foi necessário um pequeno palanque e ajustar o microfone para o tamanho mínimo e mesmo assim não foi suficiente: o apresentador Bradley James teve de segurar o microfone para que Tremblay fizesse o discurso de agradecimento.

 

Veja aqui a lista dos vencedores:

MELHOR FILME

“O Caso Spotlight”

MELHOR ATOR

Leonardo DiCaprio, “The Revenant: O Renascido”

MELHOR ATRIZ

Brie Larson, “Quarto”

MELHOR ATOR SECUNDÁRIO

Sylvester Stallone, “Creed: O Legado de Rocky”

MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA

Alicia Vikander, “A Rapariga Dinamarquesa”

MELHOR ATRIZ/ATOR JOVEM

Jacob Tremblay, “Quarto”

MELHOR CONJUNTO DE ATORES

“O Caso Spotlight”

MELHOR REALIZADOR

George Miller, “Mad Max: Estrada de Fúria”

MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL

Josh Singer e Tom McCarthy, “O Caso Spotlight”

MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO

Charles Randolph e Adam McKay, “A Queda de Wall Street”

MELHOR FOTOGRAFIA

“The Revenant: O Renascido” – Emmanuel Lubezki

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO

“Mad Max: Estrada da Fúria” – Colin Gibson

MELHOR EDIÇÃO

“Mad Max: Estrada da Fúria” – Margaret Sixel

MELHOR GUARDA-ROUPA

“Mad Max: Estrada da Fúria” – Jenny Beavan

MELHOR CARACTERIZAÇÃO

“Mad Max: Estrada da Fúria”

MELHORES EFEITOS VISUAIS

“Mad Max: Estrada da Fúria”

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO

“Divertida-Mente”

MELHOR FILME DE ACÇÃO

“Mad Max: Estrada da Fúria”

MELHOR ATOR EM FILME DE ACÇÃO

Tom Hardy, “Mad Max: Estrada da Fúria”

MELHOR ATRIZ EM FILME DE ACÇÃO

Charlize Theron, “Mad Max: Estrada da Fúria”