O filme "Jogo de Damas", primeira longa-metragem da realizadora portuguesa Patrícia Sequeira, estreia-se esta quinta-feira, nos cinemas.

Depois de ter tido antestreia em novembro, no Lisbon & Estoril Film Festival, "Jogo de Damas" chega agora aos cinemas, com uma história protagonizada por cinco mulheres, que se reencontram para o funeral de uma amiga comum. Ao longo de uma noite, as cinco mulheres recordam a longa amizade que as une, falam sobre a vida e a morte e revelam segredos.

O filme tem as interpretações de Ana Nave, Ana Padrão, Fátima Belo, Maria João Luís e Rita Blanco.

Em novembro, Patrícia Sequeira contou à agência Lusa que o argumento foi escrito por Filipa Leal, a partir de uma ideia da realizadora, com diálogos criados pelas cinco atrizes, num processo de trabalho que antecedeu a rodagem.

"Este é um filme sobre pessoas, é um jogo entre realidade e ficção, porque cada uma das atrizes colocou lá as suas coisas – quem as conhece vai perceber isso. Queria também atrizes numa idade em que às vezes é difícil um recomeço. Elas estão muito expostas neste filme, mesmo em termos de maquilhagem", referiu.

Esta é a estreia de Patrícia Sequeira nas longas-metragens, mas a realizadora tem um longo percurso ligado à televisão, sobretudo na realização de novelas e de séries de ficção, nomeadamente "Terapia", "Laços de Sangue", "Sol de Inverno", "Mar Salgado", "Conta-me como foi" e "Depois do adeus".