É o dia das bruxas, dos zombies, dos fantasmas, dos vampiros, dos "serial killers" e de todas as personagens que fazem parte do imaginário do horror. O Halloween é capaz de nos transportar para cenários assustadores, que despertam os nossos maiores pesadelos.

Muitas destas personagem são eternizadas através do cinema, em filmes de terror ou suspense. Filmes para ver às escuras, bem agarrado à cadeira.

Por isso, se não tem planos para comemorar este dia das bruxas, deixamos-lhe cinco filmes que estrearam em Portugal este ano e que prometem um serão verdadeiramente assustador.



1. "Crimson Peak – A Montanha Vermelha", Guillermo del Toro




Estreou na semana passada, pelo que é, desde logo, uma excelente opção para quem quer ir ao cinema. Mas há mais motivos para ver “Crimson Peak” neste Halloween. Um deles é o elenco de luxo, que inclui Jessica Chastain, Tom Hiddleston, Charlie Hunnam e Mia Wasikowska. Outro é o realizador: o mexicano Guillermo del Toro, o mesmo autor de filmes como “O Labirinto do Fauno”, “Batalha do Pacífico”, ou a saga “Hellboy”. A história passa-se em Inglaterra, no séc XIX. Uma jovem escritora casa-se com um homem misterioso que, tal como ela, se interessa pelo sobrenatural. Mas depois, a jovem descobre que, afinal, o marido não é bem quem parecia ser.


2. "A Visita", M. Night Shyamalan




É o último filme de M. Night Shyamalan, um especialista neste género, que nos trouxe filmes como “O Sexto Sentido”, “Sinais”, “A Vila” ou “A Senhora da Água”. Chegou às salas de cinema no mês passado, pelo que ainda poderá ser possível vê-lo num ecrã gigante. O filme gira em torno da visita que dois adolescentes fazem à quinta dos avós. Os jovens são proibidos de sair do quarto a partir de uma determinada hora da noite, mas, movidos pela curiosidade, infringem a regra e deparam-se com algo inquietante.



3. "Vai Seguir-te", David Robert Mitchell




Este filme independente conquistou a crítica pelo horror inteligente e teve direito a estreia no Festival de Cannes do ano passado. Estreou em agosto deste ano, também através de um festival de cinema, o MOTELx. Mas vamos à história. A premissa é simples: uma noite com o namorado muda por completo a vida de Jay. A jovem acorda presa a uma cadeira de rodas e com uma maldição que a seguirá até a conseguir passar a outra pessoa.



4. "Maggie", Henry Hobson




O filme certo para quem é fã de zombies e cenários apocalíticos. Arnold Schwarzeneger é o protagonista da trama, que decorre numa altura em que um vírus contagioso transforma a população mundial em zombies. A adolescente Maggie descobre que contraiu o vírus e decide fugir. Desesperado, o pai faz tudo para a encontrar, recusando entregá-la às autoridades. Estreou por cá em junho.


5. "Insidious: Capítulo 3",  Leigh Whannell




A saga “Insidious” é um sucesso junto do público. Este terceiro filme é uma prequela, isto é, a história passa-se antes do enredo dos outros dois volumes. O terceiro capítulo foca-se no mesmo psiquiatra que ajuda a família que protagoniza os outros filmes. Desta vez, é uma jovem rapariga, Quinn, que lhe pede ajuda. Mesmo passado tanto tempo depois da morte da mãe, a jovem continua a sentir a sua presença e, a par disto, começa a sentir-se perseguida por um espírito maligno.