Jane Campion será a presidente do júri no próximo festival de cinema de Cannes, a realizar entre 14 e 25 de maio. A realizadora neozelandesa sucederá a Steven Spielberg no cargo ocupado pelo norte-americano em 2013.

Campion foi a primeira mulher - e única, até hoje - a vencer a Palma de Ouro em Cannes. Aconteceu em 1993, com «O Piano», filme sobre uma noiva «por encomenda» muda, e a sua filha, que são enviadas para a Nova Zelândia.

«O Piano» venceu também os Óscares para Melhor Argumento (Jane Campion), Melhor Atriz Principal (Holly Hunter) e Melhor Atriz Secundária (Anna Paquin).

Mas a história de Jane Campion em Cannes começou alguns anos antes, em 1986, quando venceu a Palma de Ouro para a Melhor Curta Metragem, com «Peel».

«Desde que fui pela primeira vez a Cannes (...), tenho tido a oportunidade de ver o festival de vários ângulos, e a minha admiração por esta rainha dos festivais de cinema tem vindo a aumentar», afirmou a realizadora em comunicado.

O mais recente filme de Campion, «Bright Star - Estrela Cintilante», teve apresentação mundial em Cannes, em 2009, e a cineasta neozelandesa foi co-criadora e realizadora da minissérie televisiva «Top of the Lake», estreada no ano passado.