Alfonso Cuarón será o distinguido com o prémio «Visionário» na próxima edição dos Visual Effects Society Awards, noticia a BBC News.

Na cerimónia a realizar a 12 de fevereiro, em Los Angeles, o realizador de «Gravidade» receberá o troféu honorário pela contribuição para o cinema através do uso dos efeitos especiais.

Estreado em outubro, «Gravidade» é um thriller de ficção científica exibido em 3D e que acompanha dois astronautas (Sandra Bullock e George Clooney) na luta pela sobrevivência após um acidente no espaço.

«O Alfonso ultrapassa os limites conhecidos no cinema. Ele tem estado na onda da frente ao usar efeitos visuais para contar extraordinárias histórias, cheias de nuances, que mudam a forma sobre o que pensamos ser possível fazer», disse o presidente da Visual Effects Society, Jeffrey A. Okun, citado pela BBC.

No mesmo comunicado, o realizador mexicano é ainda elogiado por «mostrar um talento raro em usar tecnologia de ponta para transportar o público para as suas histórias profundamente viscerais, criando experiências cinematográficas inesquecíveis».

Para além de «Gravidade», Cuarón assinou também a realização de filmes como «Os Filhos do Homem» (2006), «Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban» (2004), «E a Tua Mãe Também» (2001) e «Grandes Esperanças» (1998).