DocLisboa 2011 abre com «Crazy Horse»

Festival decorre entre os dias 20 e 30 de Outubro

Por: Redação / PC    |   19 de Setembro de 2011 às 16:26
O DocLisboa 2011 começa no dia 20 de Outubro e a sessão que vai abrir o festival será «Crazy Horse», de Frederick Wiseman, cuja presença está prevista. O IX DocLisboa Festival Internacional de Cinema termina no dia 30 de Outubro com a exibição de «Photographic Memory», de Ross McElwee, que também estará presente

A organização do DocLisboa 2011, dirigida por Anna Glogowski, destaca também na programação os filmes «George Harrison: Living in the Material World», de Martin Scorsese, e «Monterey Pop», de D.A. Pennebaker, que abrirão e fecharão a secção Heart Beat, respectivamente.

O DocLisboa dedica uma retrospectiva a Harun Farocki e estará presente no Palácio Galveias a exposição «Três Duplas projecções». O cineasta e artista visual alemão dará uma masterclass no dia 25 de Outubro, na Culturgest.

O fesival deste ano vai também apresentar um ciclo de filmes que assinalam o 50º aniversário da guerra colonial - feitos na perspectiva dos movimentos africanos de libertação. Em colaboração com a Cinemateca Portuguesa será feita uma restrospectiva da obra de Jean Rouch.

As primaveras árabes e a situação no Irão terão também um foco especial e fora de competição são destacados os filmes «Il Nous Faut du Bonheur», de Alexei Jankowski e Alexander Sokurov, «La Nuit Tombe sur la Ménagerie», de Nicolas Philibert, «New York Memories», de Rosa von Praunheim e «Agnès de ci de lá Varda», de Agnés Varda.

O DocLisboa 2001 vai passar pela Culturgest, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa e Cinema Londres e terá como presidente do júri internacional Peter von Bagh.
PUB
EM BAIXO: DocLisboa 2011 - cartaz
DocLisboa 2011 - cartaz

COMENTÁRIOS

PUB
Cavaco sobre legislativas: sem maioria "é preciso aguardar"

Presidente da República defende que das eleições saia um Governo "com apoio maioritário" na Assembleia da República. Mas se tal não acontecer, Cavaco Silva diz que aguarda por uma solução