O Madeira Film Festival (MFF) irá estar presente, a 11 de outubro, na gala anual da organização luso-americana dos Estados Unidos PALCUS, com um programa dedicado a este festival de cinema de natureza.

Elsa Gouveia, da organização do MFF, disse à Lusa que, na bagagem, os elementos do festival irão levar «as dez curtas selecionadas no âmbito do concurso lançado este ano a realizadores portugueses, além de informação e material promocional sobre a Madeira, o festival e o Vinho Madeira».

A «Portuguese American Leadership Council of the United States» (PALCUS) foi criada em 1991 para servir de voz aos luso-americanos e trabalhar em assuntos de interesse para os dois países.

Em parceria com a PALCUS, a direção do MFF também vai estar em New Bedford a 29 de julho, no New Bedford Whaling Museum.

Este será o primeiro passo no âmbito da digressão internacional do festival, o «MFF On The Road», que irá ainda à California Institute of Arts (CalArts) e à George Washington University, «em datas ainda a confirmar».

A terceira edição do MFF, festival de cinema de natureza, decorreu este ano, entre 21 e 27 de abril, no Reid's Palace Hotel e no Teatro Baltazar Dias, englobou 18 longas e 12 curtas-metragens, workshops, painéis de discussão, concertos musicais e um projeto educativo.

A edição do próximo ano já tem datas marcadas e acontecerá entre 27 de abril e 3 de maio de 2015.