As longas-metragens «Até Amanhã Camaradas» e «Quarta Divisão», ambos do realizador Joaquim Leitão, estão entre as cinco obras nomeadas para Melhor Filme dos Prémios Sophia 2014 pela Academia Portuguesa de Cinema, anunciou esta terça-feira a entidade, em Lisboa.

Os nomeados, em cerca de 20 categorias, escolhidos pelo júri da Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas (Academia Portuguesa de Cinema), foram divulgados numa conferência de imprensa realizada na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, com a presença do presidente, o produtor Paulo Trancoso.

Lançados em 2012, os prémios visam distinguir os profissionais do cinema nacional pelos próprios pares, neste caso, a Academia, fundada em 2011, composta por mais de uma centena de membros, desde realizadores, atores e diretores de fotografia.

A Academia tinha já anunciado este ano que iria distinguir com os Prémios Sophia Carreira 2014 o realizador José Fonseca e Costa, o diretor de fotografia Eduardo Serra, e o produtor Henrique Espirito Santo.

Os nomes dos vencedores dos Prémios Sophia 2014 serão divulgados na cerimónia oficial de entrega dos galardões, que decorrerá no dia 8 de outubro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.