O filme «Birdman», do realizador mexicano Alejandro González Iñárritu, lidera, com sete nomeações, os Globos de Ouro, os prémios de cinema e televisão atribuídos pela Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood.

«Birdman (ou a inesperada virtude da ignorância)», que se estreou em Portugal na passada quinta-feira, está nomeado em categorias como melhor realização, melhor comédia ou musical, argumento e representação (Michael Keaton, Edward Norton e Emma Stone), de acordo com o anúncio efetuado pela organização, no passado mês de dezembro.

Com cinco nomeações segue-se «Boyhood: Momentos de uma vida», de Richard Linklater, há mais de um mês em exibição em salas portuguesas.

Nas categorias de televisão, a minissérie «Fargo», com Billy Bob Thornton e Morgan Freeman, lidera os Globos de Ouro com cinco nomeações, seguida de «True Detective», com quatro.

No cinema, para o Globo de Ouro de melhor realização, estão indicados, além de Iñárritu, Wes Anderson («Grand Budapest Hotel»), Ava Duvernay («Selma»), David Fincher («Em parte incerta») e Richard Linklater.

Em «melhor drama» competem «Boyhood: Momentos de uma vida», «Foxcatcher», «The imitation game» («O jogo da imitação»), com estreia marcada para o próximo dia 15, «Selma» e «The theory of everything» («A teoria de tudo»), sobre Stephen Hawking, com a chegada às salas portuguesas de cinema anunciadas para o dia 29 de janeiro.

Para o Globo de Ouro de melhor comédia ou musical estão indicados os filmes «Birdman», «Grand Budapest Hotel», «Caminhos da Floresta», com Meryl Streep, «Pride», e «St. Vincent» («Um santo vizinho»), protagonizado por Bill Murray.

Para o prémio de melhor série televisiva de comédia estão nomeadas «Girls», «Jane The Virgin», «Orange is the New Black», «Silicon Valley» e «Transparent».

Na categoria de melhor série dramática estão nomeados «House of Cards», «The Good Wife», «The Affair», «Downton Abbey» e «A Guerra dos Tronos».

O Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro será disputado por «Force Majeure turist» (Suécia), «Gett: The trial of Viviane» (Israel), «Ida» (Polónia/Dinamarca), «Leviathan» (Rússia) e «Tangerines Mandariinid» (Estónia).

«Ida» venceu, no passado mês de dezembro, os prémios de melhor filme e de melhor realizador da Academia Europeia de Cinema, entre outras distinções, assim como o Prémio Lux do Parlamento Europeu.

A 72.ª edição dos Globos de Ouro, em Los Angeles, Califórnia, tem apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e realiza-se a menos de uma semana do anúncio das nomeações para os Óscares, marcada para a próxima quinta-feira.

As nomeações e resultados dos escolhidos pela Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood podem ser seguidos online.