O Festival de Cinema do Rio de Janeiro, que acontece entre 26 de setembro e 10 de outubro, terá como convidados especiais os realizadores portugueses Mário Patrocínio e João Viana, escreve a agência Lusa.

Patrocínio, que já esteve no festival do Rio em 2010, apresentará nesta edição a sua segunda longa-metragem, «I Love Kuduro», que tem como tema as idiossincrasias da dança kuduro.

Na edição de 2010, Patrocínio havia estado na cidade para apresentar o documentário «Universo Paralelo», rodado no Complexo do Alemão, até então considerada uma das áreas mais perigosas do Rio de Janeiro, sob o controle de traficantes de drogas.

João Viana, nascido em Angola, apresentará a obra experimental «A Batalha de Tabatô», que conta a história de um pai que regressa à Guiné Bissau após 30 anos de exílio para o casamento da filha.



Entre os convidados internacionais da primeira semana figuram ainda a atriz norte-americana Dakota Fanning, a realizadora francesa Claire Denis, que lançará durante o festival o seu último filme, «Bastardos», e Ryan White, responsável pela adaptação para o cinema da história da secretária dos Beatles.

São esperados ainda o realizador francês Jean-Claude Brisseau, o argentino Juan José Campanella, e o premiado realizador alemão Thomas Arslan.

O Festival de Cinema do Rio de Janeiro figura como um dos principais certames do género no Brasil e tem como homenageado deste ano a cinematografia alemã, além da exibição de centenas de títulos de mais de 60 países.

Na edição passada, o festival homenageou Portugal, com uma mostra especial da produção cinematográfica portuguesa e fez uma homenagem especial ao trabalho de Manoel de Oliveira e João Pedro Rodrigues.