O Bicycle Film Festival (BFF), festival de cinema que celebra a bicicleta, regressa a Lisboa entre quinta-feira e domingo, com uma programação que arranca com uma corrida de bicicletas pelas ruas da capital, escreve a agência Lusa.

O BFF arranca na quinta-feira com a Lx Alleycat'13, uma corrida de bicicletas pelas ruas de Lisboa, segundo um comunicado divulgado pela organização.

A corrida tem partida marcada às 21h00 do topo do parque de estacionamento da EMEL na Calçada do Combro. Para participar basta fazer a inscrição no local duas horas antes. Depois, pelas 22h00, há festa na Praça dos Restauradores.

A programação de sexta-feira e de sábado é dedicada, em grande parte, ao cinema.

A sessão de abertura está marcada para sexta-feira às 21h45, no Palácio Foz, com a exibição de «Moon Rider», de Daniel Dencik, e da curta-metragem «El Diablo», de Paolo Casalis.

No total serão exibidos 32 filmes de 16 países, divididos em cinco sessões.

Neste evento de celebração da bicicleta, pelo cinema, música e artes, há ainda festas com DJ, «bike sprints», workshops, entre muitas outras atividades.

Entre as muitas atividades, destaque para o bike polo. Entre as 12h00 e as 18h00 de sábado haverá demonstrações e competição desta modalidade na Praça dos Restauradores.

O festival decorre em cidades de todo o mundo, de Buenos Aires, na Argentina, a Sydney, na Austrália, passando por São Petersburgo, na Rússia, à Cidade do Cabo, na África do Sul. Lisboa acolhe a iniciativa pelo quinto ano consecutivo.

O diretor do evento internacional, Brendt Barbur, diz que se sentiu na obrigação de criar o festival depois de ter sido atingido por um autocarro quando seguia na sua bicicleta, em Nova Iorque.

Brendt Barbur quis transformar o seu acidente numa experiência positiva e o Bicycle Film Festival surgiu em 2001 como uma plataforma para celebrar a bicicleta através do cinema, e também da música e das artes.