Atriz e antiga modelo, Cameron Diaz tem mais um item a acrescentar à lista de profissões. A estrela norte-americana de cinema estreia-se como escritora com «The Body Book - The Law of Hunger, the Science of Strength, and Other Ways to Love Your Amazing Body» (O Livro do Corpo - A Lei da Fome, a Ciência do Fortalecimento e Outras Formas de Amar o Seu Corpo Incrível). A obra é um guia de bem-estar e saúde, onde a atriz dá dicas aos leitores para que consigam uma vida mais equilibrada.

De acordo com a agência EFE, a percepção do corpo é um aspeto fundamental do guia, e que fez a atriz fotografar um grupo diverso de mulheres. Ao capturar com a lente da câmara fotográfica a diversidade do corpo feminino em forma e tamanho, Cameron Diaz oferece uma importante lição. «The body book» apresenta ferramentas e conselhos práticos para alcançar as metas do bem-estar holístico: uma vida longa, plena e saudável.

O livro foi publicado a 31 de dezembro de 2013, nos Estados Unidos, e coincidiu com a época de resoluções para o Ano Novo. Considerada por muitos como modelo de saúde e de elegância, a atriz, de 41 anos, confessa que nem sempre tomou as melhores decisões em relação ao tema. O livro traz fotos de 40 mulheres com corpos e estilos diferentes trajando roupas de ginástica.

«Se você é o que você come, então, eu era um burrito com uma porção extra de queijo, extra de molho e sem cebola», escreve, bem humorada.

No livro, a protagonista de «Doidos por Mary» (1998) e «O amor não tira férias» (2006) expõe a relação entre a nutrição e o bem-estar tanto do corpo como da mente.

Cameron Diaz desmistifica as crenças erradas sobre os grupos alimentares. A atriz, que entra na lista das também atrizes Gwyneth Paltrow, Alicia Silverstone e Jessica Alba que publicam livros sobre estes temas, encoraja os leitores a guiar o consumo de energia pelos sinais instintivos do corpo e não pelo medo da fome ou de ganhar peso. Para a atriz, o corpo sabe quando precisa de consumir energia para manter a atividade muscular e regular as funções vitais.

O livro de Cameron Diaz também realça os benefícios do exercício, não em termos de perda de peso ou ganho muscular, mas em relação aos benefícios físicos e emocionais que proporciona. A autora explica que o exercício diário estimula a energia, ajuda o humor e é uma arma efetiva para manter o bem-estar geral e prevenir doenças. O bem-estar, explica, não está na ausência de doença, mas no equilíbrio de funções físicas, mentais e sociais .