O melhor lugar da Europa para acampar é a Ilha da Berlenga. O conselho vem publicado no «Cool Camping Europe», um guia britânico publicado esta quarta-feira e que «Times online»antecipa. O guia faz uma lista dos 20 lugares mais «cool» para acampar no «Velho Continente» e colocou Portugal nos dois primeiros lugares.

A Berlenga surge assim em primeiro lugar, descrito como uma «recompensa», depois de uma «travessia marítima difícil». «Apenas uma dúzia de famílias de pescadores vivem na ilha, que é uma reserva natural protegida», descreve o «Times online». E fica o alerta: a beleza natural pode ser grande, mas é preciso precaver-se com reservas diárias de água doce.

Em segundo lugar da lista, aparece o Lugar das Várzeas, a pouco mais de uma hora de Coimbra. Um lugar onde se faz ecocampismo, nas montanhas do centro de Portugal, «rodeado pelo aroma de jasmim, flores de laranjeira e eucalipto». Fica a promessa de ovos frescos ao pequeno-almoço, depois de acordar ao som do galo.

Os três lugares seguintes são preenchidos por Espanha: El Burro Blanco, La Fresneda e Cala Llevado. Vêm depois França, Luxemburgo, Alemanha, Holanda, Suíça e Itália. Os últimos lugares são preenchidos pela Grécia.