O secretário-geral do PS, António José Seguro, convocou a Comissão Política Nacional para a próxima quinta-feira, dia 26, para «apreciação e votação das eleições primárias de 28 de setembro», disse à Lusa fonte oficial socialista.

Recorde-se que neste domingo reúne-se a Comissão Nacional do PS, órgão máximo entre Congressos, com início marcado para as 10:30 em Ermesinde.

Na última reunião da Comissão Política Nacional, a 5 de junho, a proposta do secretário-geral do PS para a realização de eleições primárias obteve seis votos contra e duas abstenções, fixando a data de 28 de setembro para a realização deste ato eleitoral aberto a simpatizantes.

Nessa ocasião, Seguro defendeu este calendário e considerou que seria uma «fraude» realizar o ato eleitoral nas férias. Já António Costa, que anunciou dois dias depois das eleições europeias a sua intenção de disputar a liderança do PS, disse concordar com o princípio mas manifestou-se em desacordo com a data, considerando-a a tardia, mantendo por isso a sua proposta para a realização de diretas para a liderança do partido e congresso extraordinário.

Ainda nessa reunião, o secretário-geral do PS propôs que a comissão eleitoral das primárias para a escolha do candidato socialista a primeiro-ministro fosse escolhida até ao próximo dia 30, tendo as candidaturas de ser formalizadas até meados de agosto.

Até ao final do mês de junho, segundo o projeto de Seguro, deverão ficar concluídos os processos para elaboração e aprovação do regulamento eleitoral e de designação da comissão eleitoral - entidade que deverá ser aprovada por proposta da Comissão Política do PS, sendo «presidida por uma personalidade de reconhecido mérito nacional».