O ex-secretário-geral do PS Ferro Rodrigues aceitou esta terça-feira o convite do candidato socialista a primeiro-ministro para presidir ao Grupo Parlamentar do PS, refere um comunicado de António Costa ao qual a agência Lusa teve acesso.

Ferro Rodrigues, vice-presidente da Assembleia da República, ex-secretário-geral do PS e ex-ministro dos governos de António Guterres, sucede na liderança da bancada a Alberto Martins, que se demitiu deste lugar após a vitória de António Costa nas eleições primárias do PS.

«Ferro Rodrigues aceitou o convite de António Costa para ser o novo líder parlamentar do PS. Ferro Rodrigues irá agora elaborar a lista para a direção parlamentar», que será eleita na próxima sexta-feira, salienta o mesmo comunicado.

No comunicado, salienta-se que António Costa «agradece a disponibilidade de Ferro Rodrigues, vice-presidente da Assembleia da República e antigo-secretário-geral do PS, para este desafio».

«É um sinal inequívoco do empenho de todos os socialistas no reforço da oposição e na construção de uma alternativa forte», acrescenta a mesma nota.


«É um amigo de longa data. O passado e a biografia de Ferro Rodrigues falam por si. Acho uma excelente escolha», declarou Alberto Martins. 
 
A mudança de líder parlamentar acontece após a derrota de António José Seguro nas eleições primárias do PS no passado domingo. António Costa venceu as eleições e  Seguro demitiu-se do seu cargo de secretário-geral e  renunciou ao lugar no Conselho de Estado. Depois de António José Seguro ter cumprido o que prometeu - a demissão - o líder da bancada fez o mesmo

Esta terça-feira, o vice-presidente da bancada socialista Mota Andrade tinha afirmado que a proposta de convocação das eleições para sexta-feira foi apresentada pelo líder demissionário, Alberto Martins, tendo sido aprovada por unanimidade. 

Ferro Rodrigues «constituirá um grande reforço da capacidade de oposição»

O candidato socialista a primeiro-ministro, António Costa, considerou esta terça-feira que, na liderança da bancada parlamentar do PS, Ferro Rodrigues vai constituir «um grande reforço da capacidade de oposição»e de construção de uma alternativa de Governo.

À chegada da reunião da Assembleia Municipal de Lisboa, que decorre esta tarde no Fórum Lisboa, o presidente do município começou por confirmar a disponibilidade de Ferro Rodrigues para liderar a bancada do PS - «tive a honra de o Dr. Eduardo Ferro Rodrigues aceitar o meu convite para ser o próximo líder parlamentar», disse -, enaltecendo o «currículo político único» do antigo secretário-geral do PS.

«Acho que é um excelente sinal de que a sua liderança constituirá um grande reforço da capacidade de oposição do PS e da força do PS na construção desta alternativa do Governo», reforçou António Costa.

Já esta terça-feira, Costa afirmou que, «para já», vai continuar a exercer o seu mandato à frente da autarquia.

Segundo o presidente da autarquia, o seu mandato «na Câmara Municipal [de Lisboa] é até 2017».