Jay Scrivner, surfista de 45 anos, conseguiu, no passado domingo, escapar a um ataque de um tubarão branco com cerca de 2.74 metros ao dar um murro certeiro no animal, avançou a Sky News esta terça-feira.

O acidente aconteceu em Humboldt Bay, na Califórnia, EUA, uma zona onde ainda no ano passado outro surfista tinha também sobrevivido a um ataque semelhante.

«Não queria acreditar no que aconteceu», disse Scrivner à Sky News. «Quando me afastei do tubarão, eu disse: "Fui mesmo mordido"? A tua mente nem acredita.»

O norte-americano contou que já estava a surfar há duas horas e foi quando se preparava para remar a uma próxima onda que viu o focinho e os dentes do tubarão. Ele «apareceu do nada», contou.

Scrivner conseguiu regressar à costa onde foi ajudado por amigos que auxiliaram no estancamento da ferida até à chegada de ajuda. Já no hospital acabaria por levar cerca de 30 pontos.

O surfista lembrou ainda, à mesma fonte, que o que o poderá ter salvo de mais danos foi a sua prancha de surf «à antiga», mais grossa que o normal, que pode ter ajudado a deter os dentes do tubarão.

Mesmo com estes acontecimentos, Jay diz que o ataque não o afastou do desporto e que irá «definitivamente surfar de novo».