Um grupo de jovens pescadores vivenciaram, e filmaram, um raro momento de interação entre humanos e uma baleia: o animal, que tinha dois sacos de plástico e várias linhas de pesca presas na boca, decidiu “pedir” ajuda a um grupo que se encontrava num pequeno barco de pesca, a norte de Sydney, Austrália.
 
A baleia circundou várias vezes a embarcação e por fim colocou o focinho de fora de água para que alguém removesse o “lixo” que a incomodava. Um dos jovens percebeu o que o animal estava a fazer e satisfez o pedido.
 
 

Roseville producing the goods 🐳🐋

Uma foto publicada por Michael Riggio (@michaelriggio) em

 

Num barco próximo, outro pescador, que já tinha sido “abordado” pelo animal filmou o acontecimento.
 
“Foi surreal, não conseguíamos acreditar no que estávamos a ver”, disseram os protagonistas do momento, Michael Riggio e Ivan Iskenderian, ao “Manly Daily”.
 
O autor do vídeo, Ron Kovacs, escreveu na sua página de Facebook como tudo aconteceu:
 

“Ele colocou a cabeça de fora para que tirássemos o lixo [da boca]. Tentou o meu barco primeiro, mas [é muito alto]. Tentei agarrar o saco, mas não consegui. (…) Conseguíamos ver o seu grande olho a observar-nos”, contou, mostrando-se impressionado pela inteligência do animal.

 
“Tinha linhas de pesca e dois sacos de plástico na cabeça. (…) Depois aproximou-se de um barco mais pequeno e voltou a colocar a cabeça de fora, para que removessem o [lixo]”, continuou.