A aplicação que a Microsoft criou na semana passada está a fazer furor nas redes sociais. Anónimos e famosos têm vindo a testar a sua aparência e a publicar os resultados nas redes sociais. Nem Madonna resistiu a saber que idade lhe atribuía a "How Old Do I Look", que calcula a idade a partir de fotografias.
 
Nós resolvemos testar a aplicação com algumas das mais proeminentes figuras da política nacional e ficámos surpreendidos com alguns resultados. A App beneficia Passos Coelho, António Costa e Assunção Cristas, mas não é nada “amiga” de Paulo Portas ou de Jerónimo de Sousa.
 
O Primeiro-ministro nasceu a 24 de julho de 1964. Tem, portanto, 50 anos. Mas a aplicação da Microsoft não lhe dá mais de 45 anos. António Costa, o secretário-geral do PS também sai beneficiado em cinco anos (nasceu a 10 de junho e 1961. Tem 53 anos. Mas a aplicação dá-lhe 48).


 
Assunção Cristas tem apenas 31 anos, de acordo com a aplicação, mas na realidade tem 40 anos. Nasceu a 28 de Setembro de 1974.
 
Também a ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, sai largamente beneficiada: a aplicação atribui-lhe 39 anos, mas a ministra nasceu a 16 de setembro de 1967 (tem 47 anos).
 
Quem tem “razões de queixa” é Paulo Portas (52 anos na realidade) que a aplicação considera quase tão velho como Mário Soares (90 anos na realidade e 91 de acordo com a aplicação) e atribui-lhe 89 anos.


 
Também Jerónimo de Sousa sai quase 10 anos “envelhecido”. O secretário-geral do PCP tem 68 anos e a Microsoft dá-lhe 76.