A norte-americana Hilde Lysiak tem apenas nove anos, mas talento não lhe falta. Apaixonada pelo jornalismo de investigação, é editora do jornal local Orange Street News e, agora, assinou um contrato com uma das maiores editoras de livros dos Estados Unidos. A jovem escritora vai publicar uma série de quatro livros designada “Hilde Cracks the Case” (Hilde resolve o caso).

Filha do jornalista Matthew Lysiak, Hilde Lysiac, de Selinsgrove, é apaixonada pelo jornalismo de investigação e, apesar da tenra idade, já é editora de um site de notícias, o Orange Street News. Em abril, chamou a atenção com uma reportagem sobre um crime que ocorreu na sua localidade.

Agora, a menina que anda apenas no terceiro ano da escola primária, assinou um contrato com uma das maiores editoras de livros dos Estados Unidos, a Scholastic. Hilde vai escrever quatro obras em conjunto com o pai.

“Quero que as crianças leiam estes livros para gostarem tanto do jornalismo como eu gosto”, disse a menina em comunicado.

Alguns utilizadores do Facebook reagiram ao anúncio com comentários menos agradáveis, afirmando que a menina devia era brincar com bonecas.

Mas Lysiak respondeu às críticas com um vídeo no Youtube, onde explica o trabalho que realiza para a elaboração das suas reportagens.