Ivan Trifonov acrescentou um quinto recorde ao «Guinness World Record» depois de, supostamente, se ter tornado na primeira pessoa a completar um passeio de balão de ar quente no subsolo.

O corajoso homem de 70 anos, em associação com o turismo da Croácia, completou a façanha na caverna de Mamet, perto da costa oeste do país. A uma tarefa não foi fácil, Ivan Trifonov teve de navegar o seu balão por uma entrada com 60 metros e uma caverna subterrânea com 206 metros de profundidade.



«Esta foi uma oportunidade única na vida. Foi um projeto incrivelmente difícil. É preciso ter o balão certo, a meteorologia certa e o apoio certo. Acredito que nunca mais ninguém vai repetir isto», disse Trifonov à BBC.

Para completar a viagem subterrânea de 25 minutos, Trifnov utilizou um balão especialmente construído e dentro de uma estrutura de aço situada acima tanques de gás gémeos; ao invés da tradicional cesta.

Trifonov, que nasceu na Áustria, mas agora tem nacionalidade croata, foi o primeiro a voar num balão de ar quente sobre o Mar Mediterrâneo, em 1989, sobre o Pólo Norte, em 1996, e sobre o Pólo Sul, em 2000.