Que o chocolate pode ser uma verdadeira droga para muitos fãs, viciados neste alimento tão apreciado, já se sabia. Mas agora, o improvável aconteceu, e já é possível consumi-lo através do nariz, ou seja, já se pode  snifar chocolate.

O chocolate para snifar foi criado originalmente na Bélgica pelo mestre chocolateiro Dominique Persoone e a culpa é dos Rolling Stones.

Quando pediram ao mestre chocolateiro para produzir algo original para o aniversário dos membros da banda Ronnie Wood e Charlie Watts, Persoone resolveu desenvolver o «Chocolate Shooter», uma máquina que permite consumir chocolate de uma forma, realmente diferente: através do nariz.




Mas qual o prazer de comer chocolate pelo nariz? No site que promove o dispositivo, os criadores afirmam que «investigações recentes mostraram o quão é importante o nariz na forma como saboreamos a comida».

A verdade é que a máquina revelou-se um fenómeno e já foram vendidas 25 mil réplicas em todo o mundo.

Muitos afirmam que consumir chocolate pelo nariz provoca uma grande sensação de energia, mas os médicos parecem não estar muito convencidos em relação a esta prática alternativa.

«Se alguém está muito interessado em inspirar uma grande quantidade de pó ao ponto de este poder ir para os seus pulmões, essa pessoa está a pedir problemas. Se apenas consumir o pó numa pequena quantidade, ele acaba por ficar na via nasal, mistura-se com o muco e não vai para o cérebro, pelo que sugiro que comam pela boca em primeiro lugar», disse o médico Daniel Rutherford ao «Independent»