Um rapaz austríaco encontrou dezenas de notas de 100 e 500 euros a boiar no Rio Danúbio, cuja origem está agora a ser investigada pelas autoridades. A polícia garante que não houve registo de crimes na área, nos últimos meses, e que se trata de dinheiro verdadeiro.

Alguns agentes foram chamados ao local, à margem do rio, em Viena, este sábado, depois de testemunhas terem visto um rapaz perto da borda. A polícia temia que o jovem se fosse suicidar, mas quando chegou percebeu que apenas tentava apanhar as notas que estavam a flutuar.

De acordo com a BBC, as notas recuperadas valiam cerca de 100 mil euros.

A origem do dinheiro continua envolta em mistério, uma vez que não houve registo de atividade criminal recentemente e, apesar de se pensar inicialmente que o dinheiro era falso, as autoridades acreditam que as notas são verdadeiras.

Segundo a legislação do país, as pessoas que encontrem dinheiro e o devolvam à polícia recebem 5 a 10% da quantia encontrada. Contudo, se o proprietário das notas não for descoberto dentro de um ano, todo o dinheiro deve ser devolvido a quem o encontrou, neste caso ao rapaz.