As autoridades australianas descobriram quantidades de droga no valor de mil milhões de dólares em almofadas de gel para soutiens e em vários armazéns com materiais de arte.

Trata-se de uma das maiores apreensões de droga da história australiana e da maior apreensão de metanfetamina em estado líquido de sempre, com mais de 700 litros encontrados.

Quatro pessoas, todas de nacionalidade chinesa, foram detidas, na sequência destas operações.

Tudo começou em dezembro do ano passado. As autoridades descobriram 190 litros de droga escondidos em milhares de almofadas de gel para soutiens, num carregamento que tinha partido de Hong Kong, na China.

A descoberta desencadeou uma investigação que levou à realização de várias operações policiais. As forças australianas acabaram por encontrar 530 litros de metanfetamina em cinco armazéns nos subúrbios de Sidney. A droga estava escondida em materiais de arte.

A Austrália é um dos países com maior índice de consumo de metanfetaminas- droga que, nas ruas, é conhecida como "ice" ou "speed". Pelo menos 1,3 milhões de australianos já usaram este tipo de droga e pelo menos 400 mil fizeram-no nos últimos 12 meses.