Um vídeo divulgado pelo sistema de vigilância,  CCTV, está a mostrar ao mundo que cada cidadão pode ser um herói. Nas imagens podem ver-se várias pessoas que passeavam nas ruas de Leeds, em Inglaterra, quando se depararam com um ladrão armado que tentava fugir. Nessa altura, agarraram-no e imobilizaram-no, e entregaram-no à polícia.

Segundo a imprensa britânica, um gangue estónio, constituído por três membros, tinha chegado ao Reino Unido alguns dias antes de tentar assaltar uma joelharia. Durante o roubo, levaram 150 relógios, avaliados em mais de um milhão de euros.

Nas imagens podem ver-se Alar Kajurand a segurar a porta, enquanto Taimar Uibopuu e Rainis Kilk removiam os objetos. O assalto durou apenas três minutos e, depois disso, saíram da loja e separaram-se.

Taimar Uibopuu teve o azar de ser visto pelos populares em Leeds, que se apressaram a detê-lo. As autoridades que patrulhavam as ruas chegaram ao local e prenderam-no. Pouco tempo depois encontraram os outros dois ladrões.

De acordo com o The Independent, o criminoso capturado pelo público foi condenado a 15 anos de prisão, Alar Kajurand e Rainis Kilk a 18.
 

“Este era um gangue criminoso altamente organizado, que tinha viajado para o país apenas para cometer assaltos a joelharias. Os crimes estavam meticulosamente organizados e fizeram tudo o que podiam para não serem detidos. 
 

O que não esperavam eram as ações corajosas dos membros do público, que intervieram e detiveram um dos criminosos e que o forçaram a deixar para trás provas cruciais, em Londres. "Nunca aconselhamos o público a expor-se a riscos, mas as suas ações provaram ser absolutamente vitais para trazer estes homens à justiça”, declarou o detetive Phil Jackson