Uma baleia de Bride com perto de 13 metros de comprimento quase engoliu um mergulhador, enquanto se alimentava num enorme cardume de sardinhas.

Rainer Schimpf estava à superfície a filmar a anual época de reprodução das sardinhas, na costa da África do Sul, quando a toda a velocidade, vinda do fundo do mar, surge uma baleia adulta na sua direção e quase o engole.

«Eu vi-o [a baleia] a vir na minha direção e pensei que me queria atacar. O diâmetro da sua boca era suficientemente grande para engolir um carro», afirmou Schimpf, segundo o «Daily Mail».

O animal procurava alimentar-se no cardume de sardinhas e não procurava atacar o mergulhador. Aliás, como o próprio Schimpf descreveu depois, a baleia até se terá desviado para não devorar o homem.

«No último momento deve ter-se apercebido que eu estava ali e desviou-se de mim, perdendo grande parte da sua refeição», contou o mergulhador.

Schimpf filmou toda a situação e a sua esposa conseguiu fotografar o momento em que a boca do animal fica lado a lado com o homem.