Um agricultor indiano recebeu um cheque de 80 rupias (um euro) de ajuda do Governo, depois da casa em que mora e as colheitas terem sido seriamente danificadas pelas graves inundações deste ano.

Sonba Ganpat Bawne, da região de Vidarbha, no Estado de Maharashtra, afirma ter gastado 14 mil rupias (165,2 euros) para reparar a casa depois das cheias.

Em declarações à cadeia televisiva NDTV, o agricultor, de 55 anos, refere que, do Governo, recebeu um montante inferior ao que gastou, há um mês, nas bebidas para o funcionário que lhe inspecionou a casa.

«Isto é uma cruel brincadeira para connosco. Se o Governo é tão duro com o dinheiro, nós devemos recolher fundos para os ajudar», afirma o filho de Sonba Ganpat Bawne.

Ramesh Wandile, funcionário da receita do distrito, disse que a avaliação mostrou danos de apenas 1%, traduzidos na indemnização de 83 rupias. «Nós demos um valor arredondado de 83 rupias», disse à NDTV.

Conforme noticia o canal de televisão, citado pela AFP, o Governo indiano reservou um pacote de ajuda no valor de 20 mil milhões de rupias (236 milhões de euros) para os afetados pelas inundações de julho naquela zona, mas muitos agricultores queixam-se de terem recebido pouco ou nada do Estado.