logotipo tvi24

Gang dos Frescos promove alimentação saudável

.

Por:
   |   2014-01-09 15:46

O Gang dos Frescos já está aí para promover alimentação saudável.

Integrado no Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável e desenvolvido com o apoio da Direção-Geral de Saúde, este novo projeto do Lidl tem como principais objetivos combater a obesidade infantil e sensibilizar os mais jovens a terem um estilo de vida saudável, incentivando-os a comer frutas e legumes frescos, melhorando o seu bem-estar.

O Road Show «Gang dos Frescos» foi apresentado no dia 9 de janeiro, na Escola Básica Vasco da Gama, na Rua da Ilha dos Amores, em Lisboa.

Com esta ação cerca de 250 alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos aprenderam que as frutas e legumes são essenciais a uma dieta saudável.

Para o Prof. Pedro Graça Diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável ¿o consumo diário de 400 g de frutos e hortícolas é uma das medidas mais eficazes para prevenir a doença em função da enorme quantidade de substâncias protectoras da célula presentes nestes vegetais. Estas substâncias também são fundamentais para o bom desempenho escolar».

Para a diretora de comunicação do Lidl, Vanessa Romeu, «este novo projeto tem claros objetivos pedagógicos, pois visa contribuir para o combate à obesidade infantil, promover um maior rendimento escolar dos alunos portugueses e ajudar a formar adultos saudáveis, através da aprendizagem de boas práticas alimentares de uma forma muito divertida e apelativa».

Para levar a cabo esta iniciativa, o Lidl promove, nos primeiros meses de 2014, um Road Show do «Gang dos Frescos» em 30 escolas de norte a sul do país, incentivando os alunos a consumirem frutas e legumes frescos. Esta mensagem será transmitida de forma lúdica e pedagógica, com ações de animação que incluem: um Jogo da Glória gigante, com perguntas associadas ao tema da alimentação saudável, em que os peões são os próprios alunos e um workshop de demonstração de jardinagem para que os mais pequenos saibam como plantar a sua própria horta e de onde vêm as frutas e legumes.

O Lidl vai ainda oferecer kits de desporto às 30 escolas envolvidas no projeto.

Paralelamente, o Lidl promove o passatempo «Comer bem para crescer» no qual todas as escolas do País são desafiadas a criar cartazes que incentivem o consumo de frutas e legumes frescos. A escola com o melhor cartaz receberá um workshop de cozinha ministrado pelo Chef Ermida.Ffoi também desenvolvida uma versão online do Jogo da Gloria disponível em http://kids.sapo.pt/.

Partilhar
EM BAIXO: Gang dos Frescos do Lidl sensibiliza crianças para o consumo de frutas e legumes Foto: DR
Gang dos Frescos do Lidl sensibiliza crianças para o consumo de frutas e legumes Foto: DR

EM MANCHETE
Morreu Gabriel García Márquez
Escritor colombiano, vencedor do Prémio Nobel em 1982, morreu aos 87 anos. Um dos maiores autores do século XX deixa ao mundo muito mais que «Cem anos de Solidão»
O que García Márquez escreveu sobre o 25 de Abril
Gabo: a «crónica de uma morte anunciada» pelo mundo