logotipo tvi24

Morte de jovem na Bela Vista registada em vídeo

Imagens foram enviadas para a TVI por um espectador que filmou os momentos trágicos

Por: Redacção / AR    |   2013-03-17 01:01

Um espectador da TVI registou em vídeo os momentos trágicos da morte de um jovem de 18 anos, sábado à tarde, no bairro da Bela Vista, em Setúbal, após uma perseguição policial.

Há versões diferentes sobre o que aconteceu, conforme constatou no local a repórter da TVI, Conceição Queiroz.

Jovem perseguido pela polícia morre em Setúbal

A PSP admitiu que foram feitos dois disparos de «intimidação» na direção do jovem que seguia num motociclo sem capacete e que se despistou, acabando por morrer, perto do Bairro da Bela Vista.

Fonte da PSP de Setúbal disse que os agentes que efetuaram os disparos usaram munições de borracha e acreditam que não chegaram a atingir o jovem, que viria a despistar-se e a embater numa caixa da EDP, o que lhe terá causado a morte, na zona das Manteigadas, perto do referido bairro.

Em comunicado divulgado posteriormente, o comando distrital de Setúbal da PSP explica que durante a perseguição «foram efetuados dois disparos de intimidação, com arma shot gun com munição não letal».

O indivíduo perseguido «desrespeitou a sinalização semafórica e a subsequente ordem de paragem dos elementos policiais», refere o comunicado, acrescentando que o cidadão em causa viria a despistar-se e a falecer no local.

«Os meios de socorro à vítima foram de imediato acionados pelos elementos policiais no local, mas não evitaram o desfecho fatal», afirma a polícia.

O comunicado indica que «foi já dado conhecimento ao Ministério Público e à Inspeção Geral do Ministério da Administração Interna» do ocorrido para que estas entidades possam «proceder às subsequentes averiguações».

Contrariando a versão da PSP, os moradores do bairro garantem que o motociclista foi mesmo atingido pelos disparos da polícia. O incidente está a gerar uma onda de protestos mais ou menos violentos e já levou ao reforço dos meios policiais no local.

Bela Vista «a ferro e fogo» após morte de jovem

Após a morte, grupos de jovens da Bela Vista derrubaram mais de uma dezena de caixotes do lixo, incendiaram alguns e vandalizaram veículos, incluindo um autocarro.

De acordo com o comunicado da PSP, duas viaturas policiais foram igualmente danificadas «fruto do arremesso de pedras por parte de cidadãos não identificados».

Cerca das 23:00, a situação junto à esquadra da Bela Vista estava controlada, mas ao final da tarde as instalações chegaram a estar cercadas pela população local.

Para repor a normalidade no bairro, foi mobilizado para o local um forte contingente da PSP, incluindo o corpo de intervenção.

Partilhar
FOTOGALERIA:
Distúrbios na Bela Vista em Setúbal

Morte de jovem na Bela Vista registado em vídeo EM CIMA: Morte de jovem na Bela Vista registado em vídeo

Vice-presidente da Golegã acusado de vários crimes
Rui Manuel Cunha é acusado dos crimes de descaminho de documentos, falsidade informática, falsificação de documento, violação de correspondência e denegação de justiça
Suspeito de esfaquear idoso em Alijó em prisão preventiva
Homens esteve nove dias escondido nos montes próximos de Cal de Bois até se ter ferido e pedido um auxílio que levou à sua detenção
Suspeito de vandalizar estátua de Afonso Henriques aguarda julgamento em liberdade
O jovem, de 26 anos, está indiciado pelo crime de dano em monumento público, punível com pena até cinco anos de cadeia ou 600 dias de multa
EM MANCHETE
Estado Islâmico mostra decapitação de outro jornalista
No vídeo que mostra a execução de Steven Sotloff, o homem mascarado ameaça ainda o refém britânico David Haines
Reposição dos cortes salariais aprovada no Parlamento
Rui Tavares quer a esquerda a governar «junta»