logotipo tvi24

Quénia: «viúva branca» entre os terroristas mortos

Viúva de bombista do ataque de Londres pode estar entre os mortos

Por: Redacção / CF    |   2013-09-23 21:05

As autoridades não confirmam, mas suspeita-se que uma das mulheres encontradas entre os terroristas mortos no centro comercial de Nairobi, no Quénia, que tirou a vida a 62 pessoas e feriu mais de 170, seja Samantha Lewthwaite, viúva de um dos bombistas do 7/7, o ataque terrorista que abalou Londres.

O «Daily Mail» refere que uma mulher branca foi encontrada entre os mortos com as vestes de terrorista, mas há a hipótese de também ser uma cliente do centro comercial vestida com as roupas dos terroristas.

Fica a dúvida numa altura em que as autoridades quenianas garantem que já controlam todos os pisos do centro comercial alvo do ataque terrorista no sábado e reivindicado por um grupo somali, Al-Shabab.

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, qualificou hoje de «terrível tragédia» o mortífero ataque num centro comercial de Nairobi, e prometeu «todo o apoio necessário» ao Quénia.

O pai de Obama era queniano, mas o líder norte-americano tem mantido distanciamento face ao regime do Presidente Uhuru Kenyatta, considerado pelo Tribunal Penal Internacional como suspeito de incentivar à violência durante o período eleitoral.

«Quero exprimir pessoalmente as minhas condolências ao Presidente (Uhuru) Kenyatta que perdeu membros da sua família no ataque, mas também aos quenianos, estamos solidários», afirmou Obama antes do encontro em Nova Iorque com o seu homólogo nigeriano, Goodluck Jonathan.

Partilhar

Menina de seis anos enterrada viva
Casal suspeito do crime está a ser procurado pelas autoridades
Mãe implora pela libertação do filho preso pelo Estado Islâmico
Mãe de Steven Sotloff fez um vídeo onde deixa uma mensagem ao líder dos jihadistas
«Invasão em larga escala» na Ucrânia
Petro Poroshenko cancelou uma visita à Turquia, por causa das movimentações russas
EM MANCHETE
Retificativo: saiba tudo o que muda
Governo revê em baixa desemprego para 14,2%. E crescimento do PIB, em relação a abril, foi revisto em baixa, para 1%
Ucrânia: «Invasão em larga escala»
50 inundações em São Miguel