logotipo tvi24

Avião malaio: passageiro engenheiro de voo na mira da polícia

Autoridades investigam antecedentes de qualquer pessoa a bordo do aparelho desaparecido que tivesse conhecimentos de voo técnico

Por: Redacção / AR    |   2014-03-17 11:05

A polícia da Malásia está a um investigar um engenheiro de voo que estava entre os passageiros do avião da Malaysia Airlines, que desapareceu dos radares a 8 de março. As autoridades concentram-se agora nos pilotos e em qualquer pessoa a bordo do aparelho que tivesse conhecimentos de voo técnico, refere um alto funcionário da polícia, citado pela agência Reuters.

O engenheiro de voo que a polícia está a investigar é Mohd Khairul Amri Selamat, de 29 anos, um cidadão da Malásia que afirmou nas redes sociais ter trabalhado para uma companhia de jatos particulares.

«Sim, estamos a debruçar-nos sobre Mohd Khairul, bem como sobre os outros passageiros e tripulantes. O foco está em qualquer pessoa naquele avião que tivesse habilidades de aviação», disse à Reuters o mesmo alto funcionário da polícia com conhecimento das investigações.

Os investigadores da Malásia estão a pesquisar os antecedentes dos pilotos, tripulantes e pessoal de terra, que trabalharam no Boeing 777-200ER, em busca de pistas sobre o motivo por que alguém a bordo voou centenas, ou talvez milhares, de quilómetros fora de rota.

Mais de uma semana depois do desaparecimento, nenhum vestígio do avião foi encontrado. Os investigadores acreditam que o aparelho foi desviado por alguém com profundo conhecimento do Boeing 777 e da navegação comercial.

O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, disse no sábado que as evidências apontam para um desvio deliberado do aparelho, dada a forma controlada como ele aparentemente se desviou da rota e voou para oeste, longe da rota original de Kuala Lumpur para Pequim.

Partilhar
FOTOGALERIA:
Avião da Malaysia Airlines está desaparecido com 239 pessoas

As duas direções que o avião pode ter seguido EM CIMA: As duas direções que o avião pode ter seguido

Imprensa avança que filha de Raúl Castro estava no avião
Notícia está a ser divulgada pelo La Nacion
Ayatollah quer dissolução de Israel, mas não a morte de judeus
Khamenei também disse que a força é, por agora, a única maneira de travar os crimes de sangue
Jornalista da CNN raptado na Ucrânia
Anton Skiba está há dois dias a ser interrogado pelos separatistas pró-russos. Mais dois repórteres desaparecidos dos arredores de Donetsk
EM MANCHETE
Ricardo Salgado detido e constituído arguido
Ministério Público confirmou a detenção e envolvimento na operação Monte Branco. Em risco, a destruição de documentos. Ex-presidente do BES estaria a efetuar chamadas encriptadas
Linha de financiamento está «disponível» para o BES
«Há mais informação relevante sobre o BES que não é pública»