Will Butler, músico do grupo rock canadiano Arcade Fire, escreveu uma música inédita, «Clean Monday», inspirada na atual situação política e económica da Grécia, segundo o jornal «The Guardian».

O músico divulgará esta semana uma música inédita por dia, a partir de reportagens e notícias publicadas no jornal britãnico, sendo a primeira dedicada ao novo governo grego, de Alexis Tsipras, e às intensas negociações com os parceiros europeus, por causa da revisão da dívida externa.

«Estou a torcer pela Grécia. Quer dizer, em geral quem é que não está a torcer pela Grécia?», pergunta o músico canadiano, acrescentando: «Mesmo que sejas 'super' de direita ou 'super' alemão ou 'super' capitalista, provavelmente não queres que a Grécia saia do Euro e se afunde nas próprias dívidas».

O músico, que disse gostar da postura do ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, e de o governo de Atenas ser jovem, divulgou a música na segunda-feira à noite, dia em que, na Grécia ortodoxa, se celebra o primeiro dia da Quaresma, equivalente à quarta-feira de Cinzas, daí que o tema se chame «Clean Monday».

O governo grego enviou esta terça-feira, ao Eurogrupo, a lista com as propostas de reformas a desenvolver, em troca de um prolongamento de quatro meses da assistência financeira.

Will Butler editará a 10 de março o primeiro álbum a solo, intitulado «Policy».

Os Arcade Fire são uma das bandas indie rock canadianas que gozam de grande popularidade em Portugal. A última passagem da banda por Portugal aconteceu o ano passado, em Lisboa, no festival Rock in Rio, com o álbum «Reflektor» (2013).