Um casal alemão, que viaja pela Europa numa carruagem antiga puxada por dois cavalos, está de passagem pelo Alentejo com o objectivo de sensibilizar a população para uma agricultura sustentável e contra os alimentos transgénicos, informa a Lusa.

O jovem casal, com pouco mais de 30 anos, já passou pela Suíça, França e Espanha, percorrendo mais de quatro mil quilómetros na sua viagem, que dá corpo ao projecto «Vita Activa».

Actualmente, encontra-se em Portugal, no distrito de Portalegre.

Em cada local por onde têm passado, Maria e Markus Schlegel desencadeiam contactos com as populações, visitam escolas e sensibilizam os consumidores junto dos mercados municipais para os «malefícios» dos alimentos transgénicos.

Para Nuno Sequeira, do núcleo de Portalegre da Quercus, entidade que pertence à Plataforma Transgénicos Fora, que apoia a «Vita Activa», esta iniciativa é «bastante importante».

«A receptividade por parte das pessoas tem sido muito boa e tem havido uma grande sensibilidade por parte das populações à mensagem que eles transmitem», argumentou o ambientalista.

Nuno Sequeira assegurou que toda a logística (dormidas e alimentação) adjacente à passagem do jovem casal pelo distrito de Portalegre está assegurada pelo núcleo regional da Quercus.

O ambientalista revelou ainda que, no domingo, o percurso da carruagem entre Arronches e Portalegre vai ser acompanhado por uma marcha, com «todos os que se queiram juntar à iniciativa».