Ir às compras ou almoçar fora e pagar a conta sem dinheiro e sem recorrer a cartões, já é possível. Basta ter consigo o telemóvel. A SIBS, que gere a rede Multibanco, lançou esta semana o MB WAY, um novo método de pagamento que dispensa o uso do cartão.
 

“É muito simples. As pessoas podem aderir no Multibanco ou através do netbanking, escolhendo a opção MB WAY e associando os cartões que quiserem. Depois basta introduzir o número de telemóvel, e escolher um PIN com seis dígitos. Após a adesão, é só instalar e ativar a aplicação no telemóvel, e isso pode ser feito nos sistemas operativos iOS, Android ou Windows”, explica Maria Antónia Saldanha, responsável pela comunicação da SIBS.

 

Ativada a app, o serviço está pronto a usar. Na hora de pagar uma compra ou uma refeição, por exemplo, “em vez de usar o cartão Multibanco, o utilizador fornece o número de telemóvel, e recebe automaticamente na app uma nota de pagamento. Pode verificar se o valor está correto e validar o pagamento, inserindo o tal PIN de seis dígitos que escolheu”, acrescenta a mesma fonte.


Mais rápido que o Multibanco


Prático para os consumidores, garante a SIBS, e prático também para os comerciantes. Nuno Van Uden é o responsável pela comunicação da cadeia de restaurantes h3, e só vê vantagens:

“É um método de pagamento seguro, prático e rápido. Mais rápido que o Multibanco. O nosso conceito vive de dois fatores: a qualidade da comida e a rapidez do serviço. E às vezes com o Multibanco esbarrávamos nessa questão da rapidez, porque a ligação dos terminais de pagamento falhava, etc. Esta solução torna a experiência dos consumidores mais satisfatória”, garante.

 
O caso do h3 “foi um exemplo muito feliz”, assegura Maria Antónia Saldanha. Porquê? Porque a cadeia de restauração já tinha uma aplicação própria, onde os clientes acumulavam pontos, para ter descontos. “Ligámos a nossa app à app MB WAY e assim, quando os clientes usam o MB WAY para pagar, automaticamente acumulam os pontos h3 e a fatura já sai com o número de contribuinte do consumidor e tudo”, explica Nuno Van Uden.
 

Mas as vantagens do MB WAY não se ficam por aqui. “Imagine que, como acontece com muitos portugueses hoje em dia, tem um cartão refeição. Vai às compras ao supermercado e quer pagar com o cartão refeição, mas esqueceu-se dele em casa. É simples: paga com o MB WAY porque o cartão refeição está dentro do MB WAY”, exemplifica Maria Antónia Saldanha.


Transferir dinheiro entre bancos, na hora

 

A aplicação permite ainda realizar transferências de dinheiro de forma imediata. O valor fica disponível em cinco minutos, mesmo que a transferência seja entre bancos diferentes.

 

“É como eu lhe entregar agora uma nota de 20 euros. Para fazer uma transferência imediata não preciso de saber o seu NIB, nem qual é o seu banco, nada. Só preciso de inserir o seu número de telemóvel e o valor, e é tão rápido como enviar um SMS”, explica a responsável da SIBS. O destinatário é notificado imediatamente da transferência e só tem de a aceitar. O dinheiro entra na conta no mesmo instante.

 
 
Até hoje, e desde o período experimental, já foram realizados mais de 24 mil downloads da app. Treze bancos aderiram ao MB WAY, o que significa que 95% dos cartões em circulação podem aderir. Quanto aos parceiros comerciais, são ainda poucas dezenas, “mas o número está sempre a aumentar”, garante a responsável de comunicação da SIBS. Este método de pagamento está já disponível em cadeias como a Fnac ou os hipermercados Jumbo e Continente.
 
Para os consumidores, a adesão é grátis.